Agua de Chocalho, Novidades,

Confira o resultado do I Concurso Cultural do blog Água de Chocalho

Gabrielle Guido é a ganhadora do I Concurso Cultural do blog Água de Chocalho. Ela enviou um texto com informações sobre o Caipora, um dos encantados da cultura sertaneja, e ganhou o bonequinho fofo que o representa confeccionado por Tatiana Magalhães da Bonecaria Casa Azul.

Confiram o texto de Gabrielle e logo, logo um novo concurso aparece aqui para celebrar elementos da cultura afro-sertaneja:

Vira e mexe, lembro da história que vovó contava sobre um menino de pé ao contrário que andava pelos matos, abraçando árvore e cuidando dos bichinhos que existiam por lá. Na mata fechada ou na várzea, lá estava ele de butuca, pronto para perturbar, com alucinações e barulhos assombrosos, qualquer um que degradasse a natureza.Hoje em dia, o Caipora ganhou novos inimigos. Para cuidar do resto da mata que sobrevive na selva de pedra, o Caipora vive às espreitas, nos becos dos corres, ligado em tudo tal qual um dos capitães de areia. Ele, traseira no buzu, fica à espera da criatura sem noção que joga o papel de bala pela janela, o chiclete no chão.E, quando menos se espera, com seus superpoderes, o papel aparece no bolso da pessoa e pisa no chiclete que ela mesma mascou. E mais que isso, ele vive brincando com as outras crianças, jogando bola na beira mar e ensinando a respeitar a mata que a cidade já foi um dia.

Gabrielle Vilas Boas Nunes e Guido.

 

1+
0sem comentários

Escritor

Nasci em Cachoeira no recôncavo; cresci em Iaçu na Chapada Diamantina e há 24 anos vivo em Salvador. Transito, portanto, em três das áreas mais charmosas da Bahia. Sou jornalista, doutora em antropologia e mestra em estudos étnicos e africanos.

Deixe uma resposta

Siga @flordedende